UA-136064272-1
top of page

A Toxina A

 

A Toxina A possui vários nomes comerciais, usada para driblar a flacidez e rugas que são sinais da idade. Contudo o seu uso não se limita somente ao uso estético, essas substâncias dentre inúmeros outros usos pode ser usada para resolver ou atenuar problemas bucais. Apesar de ter uma conservação complicada a sua manipulação e uso são muito fáceis e seguros. Cada vez mais os dentista estão buscando na toxina a solução para os problemas do seu pacientes.

​

A Toxina para uso estético é indicado para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos. Para sulcos ao redor dos lábios, entre eles o famoso bigode chinês - linha que se forma entre o nariz e o canto da boca - o mais recomendado é o preenchimento facial, pois é uma região de bastante movimento e não é possível atuar na musculatura sob pena de deixar o rosto paralisado. 

A principal motivação para este tratamento estético é o incômodo gerado pelas rugas ao paciente. Em comparação com cremes para rugas e linhas de expressão, a toxina costuma trazer resultados mais visíveis. No entanto, a indicação da toxina depende de uma avaliação individualizada.

​

Ação da Toxina

As rugas aparecem devido ao envelhecimento facial, que ocorre por idade, exposição solar inadequada, má alimentação e tabagismo, entre outros. Mas o fator imprescindível para seu aparecimento é a contração natural dos músculos do rosto, que formam as chamadas linhas de expressão, entre outros. Por exemplo: muitas pessoas tem o hábito de franzir a testa ao se expressar, mas com o passar do tempo essa contração dos músculos da região gera vincos horizontais na pele. O mesmo acontece com as rugas ao redor dos olhos - resultado da tensão gerada quando sorrimos ou forçamos a vista, por exemplo. 

Quando é injetada nessas rugas, a toxina  age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, bloqueando a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular. Esse bloqueio apesar de ser irreversível é temporário, pois o organismo trata de construir novas vias de transmissão depois de algum tempo.

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

 

 

Preenchimento e Bioplastia Facial â€‹

​

O Preenchimento facial é uma técnica imprescindível para o rejuvenescimento. De forma muito rápida, um sulco, uma depressão no rosto, uma assimetria, cicatriz, ou um lábio pode ser melhorado através dessa técnica.
Um dos melhores e o mais seguro produto para o preenchimento facial é, sem dúvida, o Ácido Hialurônico, que é uma substância produzida naturalmente pelo nosso organismo e está presente principalmente na pele. Tem como função reter água, conferindo hidratação e volume. Gradualmente, com o passar do tempo e o processo natural de envelhecimento, o ácido hialurônico se degrada e o organismo diminui sua capacidade de produção. O resultado é a perda de volume, de contorno e o aparecimento de rugas.

​Existem duas causas principais para o processo de envelhecimento:
1) Fatores intrínsecos, o que significa que a genética determina o ritmo do envelhecimento.
2) Fatores extrínsecos, que podemos influenciar em certa medida, como nosso estilo de vida (tabagismo, estresse, hábitos de nutrição, atividades de lazer), nossas expressões faciais e o mais importante, nossa exposição ao sol e à radiação UV.

​

A grande vantagem desse procedimento, é que ele é não-invasivo, ou seja, pode ser feito no consultório, sem necessidade de internação em hospital e é rápido. Dessa maneira, o preenchimento facial é uma boa opção para quem não deseja se submeter a uma cirurgia plástica mais complexa, ou não pode se ausentar do trabalho por conta do período do pós-operatório.

As principais marcas de ácido hialurônico liberadas no Brasil são produzidas em laboratórios, de uma forma sintética, mas são semelhantes ao componente natural da pele, assim não causam alergias ou rejeições.

A durabilidade do preenchimento varia de pessoa para pessoa e também conforme a técnica e o local aplicado, podendo durar de 09 a 18 meses, quando utilizado o Ácido Hialurônico. Existem outros materiais preenchedores permanentes, mas que não são tão seguros.

As marcas mais comuns de ácido hialurônico são: Restylane ®, Juvederm ®, Teosyal ®, Princess ®

​

Diferença entre Preenchimento e Bioplastia

Trata-se apenas de uma diferença de técnica de aplicação, na verdade a Bioplastia é uma técnica de preenchimento utilizada para a correção de estruturas anatômicas ou contornos corporais e faciais. É comum se referir a bioplastia de nariz, bioplastia de mento, bioplastia de glúteos (ou bumbum), bioplastia de mandíbula, bioplastia das mãos. Enquanto o termo preenchimento é utilizado para preenchimento de rugas, preenchimento de sulcos (sulco nasogeniano, bigode chinês), preenchimento para aumento de lábios, preenchimento de grandes lábios, etc.

​

Indicações do Preenchimento

​

  • Rugas finas no rosto

  • Sulcos faciais: sulco nasogeniano (“bigode chinês“)

  • Reposição e aumento de volume do rosto: causadas pelo envelhecimento ou outras doenças, levando a “bochecha murcha”

  • Rugas periorais: são as “rugas em código de barras”, rugas na boca, rugas nos lábios

  • Sulcos do canto da boca e infralabiais

  • Correção de cicatrizes

  • Preenchimento labial: usado para aumento do volume dos lábios ou correções de forma e tamanho

  • Preenchimento malar: é a correção e remodelação da maça do rosto

  • Preenchimento para olheiras e “olhos fundos”

Na técnica de bioplastia o preenchimento também pode ser usado para as seguintes situações:

  • Preenchimento de glúteos (preenchimento de bumbum): tanto para aumento de volume, quanto para correção das depressões do bumbum

  • Aumento de volume muscular: panturrilha, peitoral, entre outros

  • Bioplastia de nariz

  • Bioplastia do queixo e mandíbula

​

​

​

​

​

​

​

​

bottom of page